Dick Potts

Dick Potts na área de estudo em Sussex (© F Buner)
Dick Potts na área de estudo em Sussex (© F Buner)

G Richard (Dick) Potts nasceu em 1939 numa família de agricultores em Yorkshire, Inglaterra. Desde muito cedo que demonstrou um grande interesse pela vida selvagem. Depois de estudar zoologia na Universidade de Durham, o seu doutoramento na ecologia da reprodução das aves marinhas deixou-o fascinado com os processos que regulam as populações de aves.

Aderiu ao The Game Conservancy Trust em 1968 e investigou as razões do declínio da perdiz cinzenta. Devido aos seus conhecimentos relacionados com a agricultura e ecologia, Dick compreendeu que para compreender as alterações na abundancia das perdizes precisávamos de compreender o meio ambiente em que vivem. Ele identificou três causas principais para o declínio da perdiz: redução da sobrevivência das ninhadas devido à diminuição dos invertebrados que servem de alimento às crias devido ao uso de herbicidas; ausência de locais adequados para a nidificação o que reduzia a densidade de casais reprodutores; baixo sucesso na reprodução devido à predação. Através da experimentação conseguiu verificar estas conclusões e encontrou soluções compatíveis com a agricultura moderna, como a pulverização selectiva das margens dos campos agrícolas (Cabeceiras de terreno para a conservação) e a criação de linhas de ervas densas entre campos agrícolas (“Bancos de insectos predadores”). O processo de experimentação na Planície de Salisbury mostrou que os predadores generalistas afectavam não apenas o sucesso reprodutivo das perdizes mas, também, a frequência com que a reprodução acontecia, contratando com o pensamento ecológico vigente.

O trabalho de Dick, relacionado com a agricultura, foi também inovador porque até ai os esforços de conservação se concentravam na protecção de habitats inalterados e não na melhoria dos alterados pelo Homem. Tornou-se Director de Investigação no Game Conservancy em 1977 e Director-Geral em 1993 até à sua reforma em 2001. Usou as suas capacidades para a conservação de outras espécies como a lebre, a galinhola e o abibe. Transformou uma quinta doada ao Fundo em Loddington numa “quinta de demonstração de práticas” e levou a cabo o primeiro estudo no Moor de Langholm, que quantificava o impacto da predação pelo Tartaranhão azulado nas populações de Grouse Vermelho.

Foi um apaixonado pelas perdizes durante toda a vida. O seu estudo mais conhecido sobre esta espécie decorreu em Sussex, teve início em 1968 e levou a um notável aumento populacional nas propriedades que ouviram e adoptaram as práticas de gestão que prescrevia. Também trabalhou com a World Pheasant Association e o International Council for Game and Wildlife Conservation. Todo o conteúdo presente neste website se deve, directamente, à suas pesquisa ou é resultado directo de estudos inspirados nos sue trabalho sobre a ecologia e conservação da Perdiz Cinzenta (sob a qual escreveu dois livros). Faleceu a 30 de Maio de 2017, algumas semanas antes deste portal ser lançado.